Mostra de Urbanismo Colaborativo: conheça os projetos participantes

Como mobilizar diferentes atores urbanos na construção coletiva das nossas cidades? A Mostra de Projetos do 2º Encontro de Urbanismo Colaborativo é composta de propostas em diferentes partes do Brasil que buscam solucionar recorrentes desafios nas nossas cidades de maneira colaborativa e criativa. Nos últimos meses, o Instituto COURB realizou uma convocatória aberta de projetos para compor a mostra, e após mapear grupos em todo o território nacional, selecionou 30 iniciativas de urbanismo colaborativo. Destas, 19 estarão presentes no encontro, onde além de terem a oportunidade de serem expostas a todos os participantes do evento, concorrerão ao prêmio de projeto vencedor do 2º Encontro de Urbanismo Colaborativo, a ser escolhido pelos próprios participantes.

De ação colaborativa em comunidade e programa de empoderamento de jovens no Ceará, à guia para a região metropolitana de Belo Horizonte e requalificação de praça no Rio Grande do Sul, as propostas selecionadas buscam o engajamento local e a integração dos diferentes atores na melhoria dos nossos espaços urbanos.

Conheça e inspire-se com as iniciativas que estarão presentes na 2ª Mostra:

1) Ação Colaborativa | Bairro Jangurussu - Fortaleza/CE

© Coletivo A-braço

Realização: Coletivo A-braço (Facebook: Coletivo A-braço | Instagram: @coletivoa_braco)

A ação, realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa Laboratório da Paisagem (UNIFOR) e patrocinadores que doaram materiais, engajou moradores para construir uma ação coletiva que além de melhorar um espaço de lazer da comunidade, auxiliou no fortalecimento do senso de responsabilidade e pertencimento local.

2) A Vila que Reinventamos | Brasília/DF

© A Vila que Reinventamos

Realização: A Vila que Reinventamos (Facebook: A Vila que Reinventamos)

Para fortalecer a rede de moradores da Vila Cultural, assentamento irregular do Plano Piloto, a proposta foi elaborada por meio de um processo participativo. Posteriormente, outras ações e encontros comunitários foram desencadeadas, culminando na elaboração de um microplanejamento urbano da ocupação, com diretrizes definidas pelos próprios moradores.

3) cambiaMente | Itapoã/DF

© Caroline Soares Nogueira

Realização: Caroline Soares Nogueira

Buscando desenvolver a capacidade dos jovens de observar os espaços públicos que frequentam cotidianamente com um olhar mais crítico e consciente, o projeto resultou na elaboração de uma metodologia de pedagogia urbana. Encontros dentro e fora da escola selecionada para o laboratório focam no empoderamento territorial e na cidadania ativa de educação cívica e de atuação local.

4) Da Sala de Aula para Interação com a Cidade | Porto Alegre/RS

© Equipe do projeto Da Sala de Aula para Interação com a Cidade

Realização: Equipe de Graduandos do Curso de Bacharelado em Turismo do IPA – Rede Metodista de Ensino

O projeto buscou produzir ações coletivas a partir de intervenções temporárias em espaços públicos já tratados como turísticos ou com potencial para tanto. Foram realizadas diversas ações para estimular a apropriação espacial, como eventos para doação de mudas e de livros, oficina de grafite, criação de horta urbana, ação para integrar espaços públicos turísticos, etc.

5) Guia metropolitano | Belo Horizonte/MG

© Equipe do projeto Guia Metropolitano

Realização: Alunos UFMG

O projeto visa mapear as principais referências metropolitanas a fim de fomentar debates e aflorar percepções acerca da identidade e cidadania, possibilitando a criação de redes, produção, divulgação e discussão de informações diante da perspectiva dos próprios atores envolvidos na dinâmica da metrópole. Com uma linguagem acessível, o Guia demonstra aos indivíduos o seu papel na construção da cidade e na participação na vida social e política.

6) Nosso Bairro, Meu Quintal | Vitória/ES

© Equipe do projeto Nosso Bairro, Meu Quintal

Realização: Cidade Quintal(Designers, arquitetos e urbanistas, artistas e grafiteiros da Grande Vitória)

Neste projeto, a arte aparece como potencializadora de afetividades, de mudanças no olhar dos transeuntes e estimula outras relações interpessoais da comunidade. Foi construído um mapa afetivo a partir de vivências nas comunidades que, além de gerar engajamento, a intervenção resultou na pintura dos murais em um local simbólico e significativo para a região.

7) Oficina de Parklet | São João del Rey/MG

© Equipe da Oficina de Parklet

Realização: Bernardo Neves de Paula e Gustavo César Tristão Silva

Como resultado de uma oficina de marcenaria cujo tema era a mobilidade urbana, direito à cidade e gentrificação, o parklet construído buscou alterar a forma como os cidadãos e a própria cidade se relacionam com seu centro. Como um lugar lúdico, festivo, de surpresas, imprevistos e apropriação coletiva, foi frequentado por uma variedade de pessoas e foi base para um debate nas redes sociais sobre valores urbanos e a disputa territorial que representava.

8) Parking Day Unigranrio | Duque de Caxias/ RJ

© Equipe da Oficina de Parklet

Realização: Coletivo Movimente (Facebook: Coletivo Movimente)

Para conscientizar a sociedade sobre as possibilidades que o ambiente construído tem na qualidade da vida urbana e como as pessoas se relacionam com a cidade, o Coletivo Movimente construiu um parklet de materiais reciclados com patrocínio dos comerciantes locais. O impacto da ação foi bastante positivo, com a apropriação do espaço não somente pelos alunos, mas também por toda a comunidade, de diversas faixas etárias.

9) Praça da Esperança | Caxias do Sul / RS

© TaliesEM - Escritório Modelo da Universidade de Caxias do Sul

Realização: TaliesEM - Escritório Modelo da Universidade de Caxias do Sul (Facebook: TaliesEM | Instagram: @taliesem)

A ação visou despertar o sentimento de pertencimento e a geração de autonomia nos processos urbanos a partir da requalificação de um espaço aberto residual, a Praça da Esperança. Esta foi transformada pela população local com auxílio de poucos recursos e, desde então, passou a ser utilizado como ponto de encontro e convivência. Em todo o processo, a voz e a participação dos moradores foram incorporadas.

10) Projeto Jovens Líderes| Fortaleza/CE

© Projeto Jovens Líderes

Realização: Projeto Jovens Líderes (Facebook: Projeto Jovens Líderes | Instagram: @jovenslideres)

Inspirado nas ODS da ONU, o projeto busca mitigar problemas sociais, promovendo uma cultura de paz e buscando inovações para um futuro sustentável, através de aulas e ações que formam líderes capazes de impactar pessoas e comunidades. O Projeto realizou atividades de capacitação e empoderamento de 30 estudantes de escolas públicas, que poderão transcender a sala de aula e multiplicar os valores aprendidos em suas escolas e comunidades.

11) Projeto Mobilidade ao Redor| Brasília/DF

© Equipe do projeto Mobilidade ao Redor

Realização: Ministério das Cidades

Realizado na Semana da Mobilidade, o projeto testou possibilidades para melhorar as condições de caminhabilidade e espaços de convivência no entorno do Ministério das Cidades, área totalmente dominada por automóveis. Provocou novas experiências de deslocamentos mais sustentáveis, estimulando deslocamentos alternativos que reduzem impactos negativos no meio ambiente e no espaço urbano provocados pelos deslocamentos por automóveis.

12) Aqui tem sombra! Juazeiro do Norte /CE

© Cubo Urbano

Realização: Cubo Urbano (Facebook: Cubo Urbano)

O projeto abordou a ausência e ineficiência dos abrigos dos pontos de ônibus em relação à proteção solar. A intervenção consistiu na construção de abrigos colaborativos com sombrinhas e foi um protesto silencioso e bem-humorado de reivindicação dos direitos a partir de simples ações pautadas no altruísmo e na coletividade.

13) Projeto Reconquista | Goiânia / GO

© Equipe do projeto RECONQUISTA

Realização: Membros de diferentes coletivos reunidos durante o evento ENEA Goiânia.

O projeto consiste na urbanização de duas praças no Residencial Real Conquista, nos limites urbanos de Goiânia - um espaço marcado por um processo histórico de remoções. Foi idealizado em conjunto com moradores, utilizando metodologias do urbanismo tático e do design thinking, buscando meios e recursos para viabilizar a construção dos projetos de forma colaborativa e autogestionada.

14) Quintal urbano | Natal/RN

© PETAU/UnP

Realização: PETAU/UnP - Grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial de Arquitetura e Urbanismo da UnP

O projeto buscou analisar, discutir e aplicar táticas para ativação dos espaços públicos, por meio de metodologias participativas e intervenções efêmeras. Duas praças foram objetos de estudo e pesquisa, que visou a reaproximação entre esses espaços e a comunidade local. Após a pesquisa, o grupo realizou oficinas participativas, workshops, exposições fotográficas, intervenções artísticas, mutirões de limpeza, entre outras ações em Natal.

15) Reconstrução da identidade urbana através da contextualização história de Santo Antônio de Jesus | Santo Antônio de Jesus/BA

© Equipe SEJA

Realização: Equipe SEJA

O projeto busca disseminar o conhecimento histórico-cultural da cidade para os seus habitantes por meio de metodologia de pesquisa exploratória. No processo de aproximação entre a equipe e a comunidade, a troca coletiva sobre a história, o urbanismo e a arquitetura local, contribuíram para a geração de um sentimento de pertencimento, fazendo com que o cidadão se enxergasse como um agente urbano ativo e responsável por sua cidade.

16) Reforma da pracinha do Mandela | Rio de Janeiro/RJ 

© Equipe do projeto Reforma da pracinha do Mandela

Realização: Membros da CECIB, Manguinhos e Companhia Municipal de Limpeza Urbana

O projeto visou dar resposta às demandas das crianças da favela de Manguinhos em relação à falta de espaços para brincar. Uma oficina mapeou o que as crianças gostariam para a Pracinha do Mandela e, em seguida, foram envolvidos o poder público, parceiros privados, voluntários externos e comunidade para um mutirão de transformação. Mesmo com a interrupção do projeto devido à intensificação de episódios de violência na região, os moradores do entorno se mobilizaram e continuaram realizando intervenções estruturais, artísticas e ambientais de forma espontânea e colaborativa.

17) Safári Urbano | Brasília/ DF

© Associação Andar a Pé – O Movimento da Gente

Realização: Associação Andar a Pé – O Movimento da Gente

A proposta visa avaliar gradativamente a qualidade das calçadas em Brasília utilizando o método Safári Urbano, que permite recolher sistematicamente informações qualitativas e quantitativas nos critérios de conectividade, acessibilidade, segurança, diversidade, complexidade e resiliência climática. Com ações em formato de oficinas, há a sensibilização e mobilização dos participantes em relação à temática.

18) Periférico | Brasília/DF

© Periférico

Realização: Projeto de Extensão de Ação Contínua da UnB

O projeto consiste no desenvolvimento de inovação e tecnologia social de forma a promover uma troca de saberes entre estudantes e comunidades, identificando os problemas e as potencialidades local por meio da pesquisa-ação e processo participativo para elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo no formato de assistência técnica. O grupo Periférico busca trabalhar com temas marginais, tais como: habitação social, planos de bairro, espaços socioprodutivos no campo para assentamentos MST, entre outros.

19) A Rua do Jovem do Varjão | Varjão do Torto, Brasília/DF

Realização: Coletivo MOB (Facebook: MOB Movimente e Ocupe Seu Bairro)

O projeto da Rua do Jovem do Varjão tem por objetivo realizar intervenções na cidade em conjunto com os jovens, de forma a torná-los agentes transformadores do próprio espaço. Com essa apropriação dos espaços públicos, gera-se um cuidado maior com as cidades, gerando cidadãos mais conscientes e presentes nas temáticas urbanas. Na 3ª edição do projeto, transformou-se a arquibancada da praça central em um espaço lúdico e colorido, que será fundo das manifestações culturais da cidade.

Para saber mais sobre os projetos, leia o post na íntegra no blog do Instituto COURB.

Sobre este autor
Cita: COURB Brasil. "Mostra de Urbanismo Colaborativo: conheça os projetos participantes" 17 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881768/mostra-de-urbanismo-colaborativo-conheca-os-projetos-participantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.